terça-feira, 23 de setembro de 2014

Quem ler isto é gay

1. Distinga Economias de Mercado de Economias de Direcção Central quanto:

a) R: As economias de mercado têm uma articulação nula, quanto ás economias de direcção central são máximas.
b) R: Nas economias de mercado os preços são determinados pela empresa enquanto que nas de direcção Central os preços são determinados pelo estado.
c) R: As economias de mercado têm um planeamento indicativo enquanto que as economias de direcção central têm um planeamento imperativo.
d) R: A propriedade dos meios de produção nas economias de mercado são privadas e nas de direcção central é colectiva estatal.
e) R: Nas economias de mercado o nivel de repartição resta -se: grandes desigualdades, a minoria dispõe dos rendimentos do capital.
        Nas economias de direcção central: não existe pobreza, grande parte parte da população perde a vontade de trabalhar...

2. As unidades de produção nas Economias de Direcção Central tinham como objectivo cumprir as metas fixadas no plano pela AEC. Nas Economias de Mercado as empresas que não forem suficientemente competitivas vão à falência.


2.1. Qual dos dois modelos de organização da actividade económica conduz a uma mais rápida adopção de novas tecnologias. Justifique.

R: As economias de mercado são as que obtêm uma adoção de novas tarefas mais rápidas, porque não estão constantemente seguem o ciclo vicioso da modernização( redução de custos, produtos de mercados a preços competitivos.) .
As economias de direcção central a modernização não é obrigatória, então só adotam as tarefas que lhes convêm.
2.2. Combinando o acelerado progresso tecnológico com a globalização dos mercados e os factores políticos,justifique o colapso das Economias de Direcção Central.

R: R: Aconteceu durtante a guerra fira quando o mundo capitalista e o socialista não afetavam a economia em conjunto. Então durante esse tempo ambos os mundos foram - se devensolvendo autonomamente.


3. Quanto custa o computador portátil? [Magalhães]
O custo depende das condições económicas das famílias, que se reflecte nos escalões da Acção Social Escolar (ASE) dos alunos:
- gratuito para os alunos do escalão A da ASE;
- 20 Euros para os alunos do escalão B da ASE;
- 50 Euros para os alunos não abrangidos pela ASE. 
Comente a lógica implícita no preço estabelecido para o computador Magalhães pelo Governo, justificando a economia portuguesa como economia mista.


R: Na economia de mercado os bens têm os preços definidos por todos(em conjunto).
     Na economia de direcção central o estado é que decide os preços independentemente da opinião          da empresa. Nas economias reais  são mistas , porque observam-se como uma combinação dos dois modelos por exemplo: O antigo primeiro ministro José Socrates distribuia computadores maagalhães de modo que os meninos carenciados pagassem menos assim obtê-lo gratuitamente.
     
4. "À medida que os preços se afastam do nível de mercado, sendo fixados discricionariamente pelo Estado, aumentam as possibilidades de corrupção".
Comente fazendo referência às 3200 casas atribuídas por cunha em Lisboa (EXPRESSO/Assinatura) a artistas, jornalistas, amigos políticos que pagam em média €35 de renda, sabendo que o escândalo começou há 30 anos.


R: Certamente muitas pessoas carenciadas ficam na rua quando se mantêm esquemas para proteger indivíduos que não precisão.
Perante os elevados custos de uma fiscalização eficaz, é fácil argumentar que o estado deve deixar o marcado funcionar

Sem comentários:

Enviar um comentário